Hospital de Vereda emite nota sobre caso de idosa que morreu após queda em banheiro da unidade

Por: Jan Santos/com info.

O Hospital e Maternidade Ana Lúcia Magalhães, do municipio de Vereda, emitiu uma nota oficial de esclarecimento sobre a morte da idosa Margarida Luiza Martins, de 91 anos, que morreu após sofrer uma queda, dentro do banheiro da unidade, na última quinta-feira, dia 06 de fevereiro.

De acordo com as primeiras informações, a vítima estava internada no hospital suspeita de ter sofrido um infarto e que, ao ir ao banheiro, ela caiu e sofreu um trauma na cabeça. Diante do ocorrido, a direção do hospital se manifestou informando, inclusive, que a paciente estava acompanhada de sua nora, e que é protocolo do hospital que acompanhantes de pacientes com limitações permaneçam presentes para os auxiliarem, especialmente para o uso do banheiro; porém, que a referida acompanhante havia recebido as orientações necessárias, mas que, segundo relato da moça, dona Margarida teria dispensado sua ajuda. Ao notar que a ela estava demorando, a acompanhante teria chamado a idosa, que não respondeu. Só depois de perceber que havia algo errado, a nora comunicou à equipe de enfermagem, que constatou o ocorrido.

Veja a nota a íntegra:

COMUNICADO OFICIAL

O Hospital e Maternidade Ana Lúcia Magalhães informa que a paciente M.L.M., 91 anos, deu entrada na unidade hospitalar no dia 06 de fevereiro de 2025, as 08:48h, acompanhada por sua nora.

A paciente possuía histórico de arritmia cardíaca e cardiomegalia há aproximadamente oito meses. Diante do Quadro clínico, foi internada com suspeita de infarto agudo do miocárdio, sendo realizados/ administrados os exames e medicações necessários conforme o protocolo para infarto agudo do miocárdio (IAM). Além disso, foi solicitado seu encaminhamento para vaga no Surem.

Na manhã no dia 07 de fevereiro de 2025, por volta das 08:00h, a equipe médica de plantão foi acionada após a paciente ser encontrada desacordada dentro do banheiro do quarto de internação. Ao verificar os sinais vitais, foi constatado o óbito. A paciente apresentava sangramento nasal e uma lesão craniana, indicando possível fratura.

Importante ressaltar que, conforme o protocolo do hospital, as acompanhantes de pacientes com limitações devem permanecer presentes e auxiliar nos deslocamentos, especialmente para o uso do banheiro. A acompanhante da paciente, Sr E.R.M., Recebeu todas as orientações necessárias para essa função.

No entanto, segundo o seu próprio relato, a paciente levantou-se pela manhã e dispensou sua ajuda para acompanha-la ao banheiro. Ao notar que a paciente demorava ao retornar, a acompanhante chamou por ela, mas não obteve respostas. Apenas então comunicou a equipe de enfermagem, que, ao verificar a situação no banheiro, constatou o ocorrido.

Diante do fato, não foi possível determinar a causa exata do óbito no momento, se decorrente da evolução do infarto agudo do miocárdio ou de um trauma craniano em consequência de uma possível queda. Por essa razão, foram acionados a polícia militar e o Instituto Médico Legal (IML), para realização dos procedimentos de praxe, incluindo registro da ocorrência e a necropsia para melhor elucidação do caso.

O Hospital e Maternidade Ana Lúcia Magalhães, reforça seu compromisso com a transparência e qualidade no atendimento aos pacientes, reiterando a importância do comprimento das orientações dadas aos acompanhantes para garantir a segurança dos internados. A instituição permanece à disposição da família para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Direção do Hospital e Maternidade Ana Lúcia Magalhães, Vereda- Ba, 09 de fevereiro de 2025

Paula Braga

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.