Somente nesse domingo (16 de fevereiro de 2025) foi divulgada a lista dos vencedores do Prêmio Internacional de Literatura da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ) do Rio de Janeiro. Para obras inéditas nas categorias poema, romance, conto, crônica, infantil, infantojuvenil, ensaio, teatro e trova.
Almir Zarfeg foi um dos vencedores da categoria trova (Prêmio Luiz Otávio), com a obra inédita “Trova/Trovíssima”, obtendo a segunda colocação. Em primeiro lugar, ficou o escritor carioca e ex-presidente da Academia Brasileira de Médicos Escritores (ABRAMES), Abílio Koc, com “Trovas em sete temas” e, em terceiro lugar, a experiente escritora mineira Goretti de Freitas, com “Os trilhos falam”.
Goretti ainda figura entre os premiados nas categorias poema com “Na outra ponta do fio” e infantojuvenil com “Entre tombos, cambalhotas e rodopios”.

Todos os premiados, em todas as categorias, vão receber medalhas e certificados personalizados em evento solene que deve acontecer, ainda neste primeiro semestre, no salão de eventos da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
“Estou muito feliz por ainda estar colhendo os frutos das obras inscritas em concursos literários de 2024”, disse Zarfeg, que segue aguardando resultado de premiações do ano passado.
Em 2024, o poeta teixeirense brilhou em pelo menos uma dezena de concursos literários espalhados pelo país, como Prêmio Ecos da Literatura, Prêmio Apperj, Prêmio Gonzaga de Carvalho, Prêmio Abrames, Prêmio Ciranda Poetrix, entre outros.
“Após tantos anos dedicados à criação literária, é muito bom receber esse reconhecimento todo”, concluiu.
Além de artista da palavra com dezenas de obras publicadas, nos diversos gêneros, Almir Zarfeg é jornalista ligado à Associação Bahiana de Imprensa (ABI).
Fonte: Redação – Vejaessa!