Inmet emite alerta de perigo para chuvas intensas em municípios da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou nesta segunda-feira (07), às 9h30, um aviso de chuvas intensas com grau de severidade classificado como Perigo, válido até as 10h do dia 08 de abril de 2025. A previsão é de acumulados de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhados de ventos intensos com velocidades entre 60 e 100 km/h.

O alerta abrange diversos municípios dos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, e indica risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A população das áreas afetadas deve adotar medidas preventivas e seguir as orientações dos órgãos de proteção civil. Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Também é recomendado não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outras medidas importantes incluem:
– Desligar aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia;
– Evitar enfrentar alagamentos;
– Buscar informações atualizadas junto à Defesa Civil (telefone 199) ou ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios sob alerta:

Bahia:
Alcobaça, Belmonte, Canavieiras, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Ibirapuã, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itarantim, Jucuruçu, Lajedão, Mascote, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Vereda.

Espírito Santo:
Conceição da Barra, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo.

Minas Gerais:
Bertópolis, Carlos Chagas, Jacinto, Machacalis, Nanuque, Palmópolis, Rio do Prado, Rubim, Salto da Divisa, Santa Maria do Salto, Santo Antônio do Jacinto, Serra dos Aimorés, Umburatiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No widgets found. Go to Widget page and add the widget in Offcanvas Sidebar Widget Area.