Nos dias 21, 22 e 23 de junho, Itanhém sediou, mais uma vez, o Encontro da Família Binas.
Coordenado por Rafaele Binas e Walterson Silva, a sexta edição do encontro reuniu os descendentes de Simplício Binas, que fazem questão de lembrar sua importância na fundação de Itanhém, com sua vinda para a então “Vila de Água Preta”. Hoje a família é composta por profissionais como professores, psicólogos, advogados, policiais militares e autônomos.
Um dos membros da família, Manoel Binas, é idealizador do Projeto Resgate que, há 17 anos, trabalha através de ações sociais e esporte, atendendo uma média de 150 crianças em toda área territorial do município de Itanhém.
A família tradicional é descendente direta do mineiro Simplício Binas, primeiro desbravador do município de Itanhém que, em 1925, adquiriu uma gleba na margem esquerda do ribeirão Água Preta, onde fundou o povoado.
Almir Zarfeg, escritor itanheense, elaborou uma lista dos dez maiorais de Itanhém, levando em conta aspectos políticos, históricos, culturais e sociais, sobretudo as contribuições pessoais na conjuntura da época, em momentos bem específicos. Nessa lista, Simplício Binas aparece como a personalidade número um, seguido por Sady Teixeira Lisboa – primeiro prefeito do município, José Resende Sobrinho, Gedeon Botelho Ferreira e Manoel Batista dos Santos, o Neco.
Simplício Binas ainda é homenageado com seu nome na Escola Municipal Simplício Binas e a Avenida Simplício Binas em Itanhém.
Por: Elizeu Binas